sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Relatório das Atividades desenvolvidas em 2011


LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
RELATÓRIO 2011
1. PERÍODO: 2011

2. IDENTIFICAÇÃO:
NOME DA ESCOLA: CMES PROFº LUIZ RECAMONDE CAPELO
TELEFONE: 3488-3260
PROFESSORES:
MANHÃ: JAIZA HELENA MOISÉS FERNANDES
TARDE: FRANCISCA EDILMA MONTEIRO PINTO

  1. REGISTRO DAS PRÁTICAS UTILIZADAS:
A Informática Educativa, especificamente, o computadores e seus recursos devem ser utilizados no contexto escolar e de sala de aula como instrumento de aprendizagem, ou seja, como recursos que colaborem para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, melhorando dessa a forma a qualidade de ensino da escola pública.
No ano letivo de 2011, implantamos no turno manhã o Projeto Monitoria.com que desenvolvemos em outras escolas da rede com formação dos monitores e certificação. O projeto tem rendido bons frutos para os monitores e para a comunidade escolar.
Diversos projetos foram desenvolvidos no LIE em parceria com os professores de sala de aula: “Projeto Monitoria.com”, “Projeto conhecendo as regras e o funcionamento do LIE” , “Projeto Dengue: prevenir é melhor” “Folclore: manifestação cultural de um povo” , “Letramento: contribuições dos aplicativos do LINUX e da internet para aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental” , “Projeto crianças e computadores: brincando e aprendendo com diversão e alegria”
Outras atividades desenvolvidas por meio de agendamento dos professores da Educação Infantil ao 5º Ano: Estudando o alfabeto, água: líquido precioso, produção textual, significado das cores da bandeira, órgãos dos sentidos, escrita de palavras, contribuímos com a inscrição e verificação de isenção dos alunos IFTCE, jogos online de coordenação motora, percepção e raciocínio lógico, operações matemáticas, substantivos, jogos esportivos e recreativos, letras-nomes, letra-sílaba-palavra, criação de cartões de natal com o uso do Tuxpaint, hábitos de higiene, sílaba inicial, final e quantidade de sílabas, histórias em quadrinhos, sinônimos e antônimos, criação de árvores de natal e mensagens natalinas com o Tuxpaint, produções para o jornal Primeiras Letras (bilhete, 3º Anos; história de vida, 4º Anos; História em quadrinhos, 5º Anos), animais vertebrados e invertebrados, entre outras temáticas.
Colaboramos com a inclusão digital e formação contínua dos professores inscrevendo-os e colaborando com os mesmo na realização de cursos a distância. Projeto Leitura e escrita , Projeto Criando uma tirinha (Alunos do 5º ano), Avaliações bimestrais no software Edilim.
Atividades desenvolvidas no período de recuperação:
Turno manhã : Trabalhamos a inclusão digital dos professores , (acesso a internet, criar e-mail (quem não tem), cadastro no portal Paulo Freire; conhecendo, como fazer pesquisas na internet, orientando os professores em suas atividades de formação a distância; confecção e entrega de certificados monitores; realização atividades de curso de formação a distância, deficiência intelectual.
Turno Tarde: verificação máquinas com problemas; abrir chamado POSITIVO; levantamento das necessidade do LIE
Turnos Manhã e Tarde: Elaboração relatório das atividades desenvolvidas em 2011, exploração de softwares a serem trabalhados em 2012: (Hagaquê, Luz do saber, Edilim, elaboração projeto de trabalho para 2012,
5. ATENDIMENTO:

  1. DESAFIOS E PERSPECTIVAS:
  • Procurar atender as turmas da melhor forma possível, uma vez que, continuamos com sérios problemas de queda de energia.
  • Prestar um melhor atendimento ao Pró_médio com elaboração e desenvolvimento de projetos em parceria com alunos e professores dessas turmas.
  • Trabalhar projetos envolvendo gêneros textuais convencionais e digitais fazendo uso do computador.
  • Desenvolver atividades com o uso de vídeos.
  • Colaborar de forma mais eficaz com o planejamento da escola
  • Fazer uso diversos softwares e recursos da internet para promoção do letramento dos alunos, especialmente, os alunos
dos 2º e 5º Anos.
  • Fazer uso de recursos tecnológicos para a realização de Práticas Inclusivas no Laboratório de Informática Educativa.
  • Colaborar de forma efetiva com a produção do jornal escolar através do trabalho colaborativo com os alunos e seus
    respectivos professores.
  • Manter o blog da escola ativo e atualizado como um canal de comunicação e interação com a comunidade escolar.
  • Atendimento com agendamento dos professores
  • Projeto Jornal 1ª Letras
  • Peteca
  • Datas comemorativas com alunos da educação Infantil ao 2º ano
  • Projeto Leitura e Escrita
OBS. Temos graves problemas de queda de energia no laboratório. Há dias, que ligamos as máquinas, apaga tudo, reiniciamos o processo várias vezes, não sendo possível um atendimento produtivo. Nesse caso, tememos pelo comprometimento dos equipamentos. Sendo necessário e urgente a reestruturação da rede elétrica.

Fortaleza, Abril de 2012
Jaiza Helena e Edilma Monteiro

2 comentários:

  1. Li o seu relatório, gostei muito! Acredito que a informática ajuda e influencia de forma positiva no aprendizado a partir da Educação Infantil. Sou professora de informática e de arte, tenho dois blogs: um de artes e um de tecnologia na educação, quero convidá-la a conhecer os meus blogs, tenho certeza de que eles podem contribuir com os projetos que você a a sua equipe desenvolvem aí na Escola Municipal de Ensino Fundamental. Espero que vocês gostem.
    http://euevcaprendendomuito.blogspot.com.br/ e http://euevcfazendoarte.blogspot.com.br/
    Atenciosamente, Rita Rocha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada seu blosport me ajudou muito.
    http://jpessanha.blogspot.com.br/
    site: https://jarisete.wordpress.com/

    ResponderExcluir