LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
RELATÓRIO
2011
1. PERÍODO:
2011
2.
IDENTIFICAÇÃO:
NOME
DA ESCOLA: CMES PROFº LUIZ RECAMONDE CAPELO
TELEFONE:
3488-3260
PROFESSORES:
MANHÃ:
JAIZA HELENA MOISÉS FERNANDES
TARDE:
FRANCISCA EDILMA MONTEIRO PINTO
- REGISTRO DAS PRÁTICAS UTILIZADAS:
A
Informática Educativa, especificamente, o computadores e seus
recursos devem ser utilizados no contexto escolar e de sala de aula
como instrumento de aprendizagem, ou seja, como recursos que
colaborem para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem,
melhorando dessa a forma a qualidade de ensino da escola pública.
No ano letivo
de 2011, implantamos no turno manhã o Projeto
Monitoria.com que desenvolvemos em outras escolas da rede com
formação dos monitores e certificação. O projeto tem rendido bons
frutos para os monitores e para a comunidade escolar.
Diversos
projetos foram desenvolvidos no LIE em parceria com os professores de
sala de aula: “Projeto Monitoria.com”, “Projeto conhecendo as
regras e o funcionamento do LIE” , “Projeto Dengue: prevenir é
melhor” “Folclore: manifestação cultural de um povo” ,
“Letramento: contribuições dos aplicativos do LINUX e da internet
para aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 2º Ano do Ensino
Fundamental” , “Projeto crianças e computadores: brincando e
aprendendo com diversão e alegria”
Outras
atividades desenvolvidas por meio de agendamento dos professores da
Educação Infantil ao 5º Ano: Estudando o alfabeto, água: líquido
precioso, produção textual, significado das cores da bandeira,
órgãos dos sentidos, escrita de palavras, contribuímos com a
inscrição e verificação de isenção dos alunos IFTCE, jogos
online de coordenação motora, percepção e raciocínio lógico,
operações matemáticas, substantivos, jogos esportivos e
recreativos, letras-nomes, letra-sílaba-palavra, criação de
cartões de natal com o uso do Tuxpaint, hábitos de higiene, sílaba
inicial, final e quantidade de sílabas, histórias em quadrinhos,
sinônimos e antônimos, criação de árvores de natal e mensagens
natalinas com o Tuxpaint, produções para o jornal Primeiras
Letras (bilhete, 3º Anos; história de vida, 4º Anos; História em
quadrinhos, 5º Anos), animais vertebrados e invertebrados, entre
outras temáticas.
Colaboramos
com a inclusão digital e formação contínua dos professores
inscrevendo-os e colaborando com os mesmo na realização de cursos a
distância. Projeto Leitura e escrita , Projeto Criando uma tirinha
(Alunos do 5º ano), Avaliações bimestrais no software Edilim.
Atividades
desenvolvidas no período de recuperação:
Turno
manhã : Trabalhamos a inclusão digital dos professores , (acesso
a internet, criar e-mail (quem não tem), cadastro no portal Paulo
Freire; conhecendo, como fazer pesquisas na internet, orientando os
professores em suas atividades de formação a distância; confecção
e entrega de certificados monitores; realização atividades de curso
de formação a distância, deficiência intelectual.
Turno Tarde:
verificação máquinas com problemas; abrir chamado POSITIVO;
levantamento das necessidade do LIE
Turnos Manhã e Tarde:
Elaboração relatório das atividades desenvolvidas em 2011,
exploração de softwares a serem trabalhados em 2012:
(Hagaquê, Luz do saber, Edilim, elaboração projeto de trabalho
para 2012,
5.
ATENDIMENTO:
- DESAFIOS E PERSPECTIVAS:
- Procurar atender as turmas da melhor forma possível, uma vez que, continuamos com sérios problemas de queda de energia.
- Prestar um melhor atendimento ao Pró_médio com elaboração e desenvolvimento de projetos em parceria com alunos e professores dessas turmas.
- Trabalhar projetos envolvendo gêneros textuais convencionais e digitais fazendo uso do computador.
- Desenvolver atividades com o uso de vídeos.
- Colaborar de forma mais eficaz com o planejamento da escola
- Fazer uso diversos softwares e recursos da internet para promoção do letramento dos alunos, especialmente, os alunos
dos
2º e 5º Anos.
- Fazer uso de recursos tecnológicos para a realização de Práticas Inclusivas no Laboratório de Informática Educativa.
- Colaborar de forma efetiva com a produção do jornal escolar através do trabalho colaborativo com os alunos e seusrespectivos professores.
- Manter o blog da escola ativo e atualizado como um canal de comunicação e interação com a comunidade escolar.
- Atendimento com agendamento dos professores
- Projeto Jornal 1ª Letras
- Peteca
- Datas comemorativas com alunos da educação Infantil ao 2º ano
- Projeto Leitura e Escrita
OBS.
Temos graves problemas de queda de energia no laboratório. Há dias,
que ligamos as máquinas, apaga tudo, reiniciamos o processo várias
vezes, não sendo possível um atendimento produtivo. Nesse caso,
tememos pelo comprometimento dos equipamentos. Sendo necessário e
urgente a reestruturação da rede elétrica.
Fortaleza,
Abril de 2012
Jaiza
Helena e Edilma Monteiro
Li o seu relatório, gostei muito! Acredito que a informática ajuda e influencia de forma positiva no aprendizado a partir da Educação Infantil. Sou professora de informática e de arte, tenho dois blogs: um de artes e um de tecnologia na educação, quero convidá-la a conhecer os meus blogs, tenho certeza de que eles podem contribuir com os projetos que você a a sua equipe desenvolvem aí na Escola Municipal de Ensino Fundamental. Espero que vocês gostem.
ResponderExcluirhttp://euevcaprendendomuito.blogspot.com.br/ e http://euevcfazendoarte.blogspot.com.br/
Atenciosamente, Rita Rocha
Obrigada seu blosport me ajudou muito.
ResponderExcluirhttp://jpessanha.blogspot.com.br/
site: https://jarisete.wordpress.com/